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Conhecimento: o melhor investimento

(*) Liliane Bortoluci (18/11/2018) - Feiras comerciais so, por excelncia, locais para realizao de negcios, apresentao de lanamentos e inovao, fortalecimento do branding e do networking. De uns anos para c, consolidou-se uma tendncia de fazer desses encontros setoriais, tambm, o palco para transferncia do conhecimento. Congressos, seminrios, palestras, workshops, debates e outras atraes oferecidas pelos organizadores, muitas vezes gratuitamente, enriquecem a experincia do visitante e valorizam sua presena, o tempo e recursos que ele investiu para estar na feira. Nestes chamados eventos integrados, os visitantes podem entrar em contato com reconhecidas autoridades em suas respectivas reas de atuao, atualizar seus conhecimentos, pegar dicas para seu negcio, debater polticas pblicas - enfim, uma gama de oportunidades que dificilmente ele encontraria fora daquele ambiente. Quando se trata de eventos de natureza tecnolgica, como os industriais, esses encontros se tornam ainda mais relevantes. Nas feiras que realizamos em conjunto com a Abimaq (Associao Brasileira da Indstria de Mquinas e Equipamentos) - a saber, Feimec, Plstico Brasil e Expomafe , temos oferecido uma mdia de 60 horas de eventos integrados a cada feira. Todos eles conduzidos por especialistas ligados a entidades da indstria metalomecnica nacional e internacional, universidades e entidades de ensino tcnico, empresas lderes em seus segmentos, representantes do poder pblico. Em que pese a importncia desses encontros e a ativa participao da plateia, atraes de carter mais prtico e interativo vm conquistando a preferncia dos visitantes. o caso, por exemplo, da bem-sucedida experincia do SMED - Single Minute Exchange of Die - Troca Rpida de Moldes, que apresentamos na edio inaugural da Plstico Brasil, em 2017. Diminuir o tempo de setup para melhorar a produtividade um dos grandes desafios da atividade industrial. No caso dos transformadores do plstico e da borracha em particular, a troca de moldes da injetora um dos processos que mais demandam parada de mquina. Com isso em mente, e cientes das modernas tecnologias que vm sendo desenvolvidas por fabricantes brasileiros, montamos naquela feira, numa parceria com o Senai, Stabli, Romi, Previso e Berg Steel, um demonstrador prtico do SMED, metodologia que reduz o tempo de setup para menos de 10 minutos. Nosso demonstrador - que se valeu de uma eficaz combinao de moldes equipados com sistema de placas magnticas e o posicionamento racional de talhas, carrinhos, bancadas e racks - queria sobretudo provar aos visitantes que possvel aumentar a produtividade das linhas sem investimentos vultosos. Simultaneamente troca, mini palestras explicavam todo o processo, e um cronmetro deixava o desafio ainda mais emocionante. O resultado que todas as quatro sesses dirias dos cinco dias da feira tiveram casa cheia. Esse reconhecimento do mercado e o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da indstria, seja de bens de capital mecnicos, bens de consumo ou de transformao, nos incentiva a repetir e criar mais em aes como esta. Estamos trabalhando na criao de atraes que priorizam a prtica e a interatividade, que colaboram na melhoria dos processos e valorizam a presena do visitante por seu carter exclusivo - ou seja, um tipo de atrao nica que ele s ver durante a feira. Porque, para ns, promotores de feiras, a transferncia de conhecimento e a valorizao do capital humano ainda so os melhores investimentos. (*) Liliane Bortoluci diretora da Informa Exhibitions, promotora da Plstico Brasil - Feira Internacional do Plstico e da Borracha