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Ford ser pioneira no uso do grafeno em veculos

(14/10/2018) - A Ford ser a primeira na indstria automotiva a usar o grafeno em seus veculos. O novo material, leve e incrivelmente resistente (200 vezes mais forte que o ao), comear a ser aplicado no final do ano em peas do Mustang e da F-150, podendo equipar tambm outros carros da marca. J utilizado em telefones celulares e alguns artigos esportivos, o grafeno extremamente fino e flexvel e j considerado um dos melhores condutores do mundo e tambm um timo isolante de som. Embora no seja economicamente vivel para todas as aplicaes, a Ford desenvolveu junto com a Eagle Industries e a XG Sciences uma maneira de usar esse nanomaterial bidimensional em pequenas quantidades. Ele ser aplicado na cobertura de linhas de combustvel, bombas e motores, como um isolante acstico superpotente para tornar a cabine mais silenciosa. A inovao aqui no est no material, mas na forma como ele usado, diz Debbie Mielewski, lder tcnica de sustentabilidade e novos materiais da Ford. Com uma quantidade muito pequena, de menos de 0,5%, conseguimos obter melhorias significativas em durabilidade, isolao acstica e reduo de peso aplicaes que no tm sido focadas por outros estudos. Prmio Nobel - O grafeno foi isolado pela primeira vez em 2004, mas os avanos na sua aplicao so relativamente novos. O primeiro experimento para isolar o grafeno foi feito usando grafite de lpis e um pedao de fita adesiva. Com a fita, foram retiradas camadas de grafite para criar o material. Esse experimento rendeu o prmio Nobel em 2010 aos seus criadores, Andre Geim e Konstantin Novoselov. Em 2014, a Ford comeou a estudar com fornecedores o uso do material em peas automotivas. Geralmente, reduzir o rudo na cabine dos veculos significa adicionar mais material e peso, mas com o grafeno o oposto. Uma pequena quantidade de grafeno tem um efeito significativo na qualidade de absoro sonora, diz John Bull, presidente da Eagle Industries. Em testes feitos pela Ford e fornecedores, a espuma misturada com grafeno trouxe uma reduo de 17% no rudo, uma melhoria de 20% nas propriedades mecnicas e de 30% na resistncia ao calor comparado ao material sem grafeno. Estamos entusiasmados com os ganhos de desempenho que nossos produtos podem oferecer Ford e Eagle Industries, mostrando o potencial do grafeno em mltiplas aplicaes, diz Philip Rose, CEO da XG Sciences. Fonte : Usinagem Brasil